Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

VIAGEM AO TEMPO DOS CASTELOS


No dia 25 de Fevereiro as turmas 5º B e 5º H foram viajar até ao século XIII.
O destino foi a Associação dos Amigos dos Castelos, em Lisboa.

Os alunos recuaram no tempo e foram monges copistas, nobres, cavaleiros, camponeses e até o rei esteve presente e fez-nos companhia durante a nossa viagem.

Ficámos a conhecer o modo de vida do clero, da nobreza e do povo. Visitámos as suas habitações, assistimos aos seus divertimentos, e participámos nos seus banquetes.

Assistimos à cerimónia de investidura de um cavaleiro, fomos à feira e no final da viagem assistimos a uma luta entre dois cavaleiros que queriam casar com a mesma dama.



Foi emocionante!!


RELATÓRIO DA VISITA DE ESTUDO

No da 25 do corrente mês, pelas 14:30h, partimos da Escola Básica 2º e 3º ciclos de Vale de Milhaços, para uma visita de estudo à Associação dos Amigos dos Castelos, em Lisboa.
Esta visita está relacionada com a disciplina de H.G.P., estudo dos grupos sociais e com a disciplina de L.P., produção escrita -elaboração de um relatório.
A camioneta chegou, finalmente, com uma hora de atraso e lá fomos nós, a turma do 5º B, com as professoras Catarina Pinto e Teresa Campos.
Quando chegámos a Lisboa vimos a praça do marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade e o Rossio onde estavam os adeptos do Clube do Everton. Aí, estava a professora Regina Marques que nos levou para a Associação e começou a nossa visita.
Em primeiro lugar, ficámos à conversa sobre a época medieval, com a nossa guia, à volta da maquete do Castelo de S. Jorge. Depois, passámos por várias salas onde estavam representados vários aspectos da vida da época já referida, tais como:
- Elaboração de um livro, por um monge copista, no scriptorium;
- Jantar e baile num salão nobre;
- Habitação e costumes do povo;
- Visita à “Praça do Comércio” onde se fazia a venda e compra de produtos e se combinavam casamentos;
- Dramatização de uma “Justa”, onde os cavaleiros decidiam através de uma luta com espadas quem tinha direito a casar com a donzela;
-Cerimónia em que um jovem era armado cavaleiro.
Acabada a visita sentámo-nos no jardim a lanchar e acabado o lanche agradecemos à nossa guia e dirigimo-nos para a Praça do Rossio onde aguardámos pela camioneta.
Chegámos à escola cerca das dezoito e um quarto e esperámos pelos nossos pais.
Das actividades que realizámos, aquelas de que mais gostámos foram:
- Participação na dramatização de várias situações representativas da época medieval;
- Percurso a pé desde a camioneta até à Associação, tendo tido oportunidade de ver várias lojas de comércio e imensas pessoas de diversas nacionalidades;
- O entusiasmo e a animação da claque da equipa inglesa do Everton.
Ficámos decepcionados com:
- O facto de a guia nos ter informado que não poderíamos realizar a actividade de workshop - “De atinqua plantae”.
Consideramos que esta visita teve muito interesse na medida em que nos permitiu reviver momentos daquela época, tomando conhecimento da forma como viviam e trabalhavam.
                                                                                                                                     Pedro Gomes, 5º B

Sem comentários:

Enviar um comentário