Translate

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O CASTELO DE ALMADA


Almada está situada na margem esquerda do rio Tejo, a sul de Lisboa, tendo por isso uma localização estratégica de defesa, importante e interessante, de modo a justificar as suas sucessivas conquistas e reconquistas.
O seu nome vem de Al-Madan, que significava mina de ouro ou de prata; foi assim chamada no tempo da ocupação muçulmana e devido à actividade mineira da região.
Na época da reconquista cristã (1147), foi D. Afonso Henriques que após a sua conquista de Almada, com as forças combinadas com os cruzados, mandou construir o castelo, e em 1170 lhe deu uma carta foral.
Mas, durante a conquista de Al-Mansur em 1190 ficou destruído; porém no reinado de D. Sancho I, foi mandado reconstruir (1195) e foi-lhe dada a segunda carta foral. No reinado de D. Manuel I (1495 a 1521) foi-lhe construída uma torre na muralha sul.
O Castelo é hoje ocupado pela GNR (Guarda Nacional Republicana), e encontra-se fechado para o público, permitindo o acesso somente aos jardins, mas mesmo assim vale a pena ir lá ver e admirar a vista para Lisboa, podendo apreciar a Ponte 25 de Abril e até mesmo o Cristo Rei, tornando-se assim de grande interesse turístico para a Cidade.
Eu fui lá e gostei e ainda tirei umas fotografias.

Trabalho realizado por Maria Madalena Catita, 5°D, nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário