Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

202º aniversário da Batalha do Buçaco


A Batalha do Buçaco aconteceu a 27 de setembro de 1810, durante as terceiras Invasões Francesas a Portugal. As tropas portuguesas e inglesas combateram juntas contra o exército francês comandado pelo general André Massena. O comando militar de Massena foi o maior que já invadiu Portugal, com cerca de 65 mil homens. O número não foi, no entanto, suficiente para derrotar o exército anglo-luso. As tropas anglo-lusas foram comandadas pelo Duque de Wellington.

O confronto resultou em 5000 baixas para os invasores e cerca de 1300 para os aliados. A Batalha do Buçaco passaria a significar na História de Portugal um exemplo de tática defensiva em contexto militar. O combate na Serra do Buçaco marcou o início do fim das terceiras Invasões Francesas que viriam a terminar em abril de 1811. Nesse mês, as Linhas de Torres Vedras impediram o exército de Massena de atingir Lisboa e acabaram por provocar a sua retirada de Portugal.

O general francês reconheceu mais tarde que as tropas portuguesas que enfrentou, na maioria constituídas por recrutas, foram das mais eficientes com que se deparou nas batalhas que travou em toda a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário