Translate

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um dia entre os recoletores

Num dia de Inverno, o meu grupo decidiu mudar de lugar porque já não havia alimentos. Depois de muito procurar, encontrámos um local perto de um rio, e decidimos ficar por ali. É por isso que éramos chamados de homens nómadas.
O chefe do meu grupo de recoletores dividiu tarefas: uns caçavam, outros apanhavam frutos e raízes de árvores e outros arranjavam madeira para ajudar na construção de abrigos. Eram estes os recursos naturais que retirávamos da natureza para utilizar no nosso dia a dia, daí chamarem-nos recoletores.
Depois de muito trabalho, construímos tendas com peles e ossos dos animais que tínhamos caçado, fizemos uma fogueira e assámos a carne para nos alimentarmos.
No dia seguinte, para ocuparmos o nosso tempo livre, fomos construir os seguintes utensílios: flechas e lanças de pedra, para a caça, bifaces e machados de pedra para cortar a pele e a carne dos animais e arpões para pescar.
Para dar sorte às nossas caçadas, resolvemos dedicarmo-nos à arte rupestre, ou seja, fizemos gravuras nas rochas ou pintámos nas grutas cenas de caça ou de animais.
Foi desta forma que passámos o nosso primeiro dia no novo acampamento, onde iríamos ficar, até os alimentos se esgotarem e termos de procurar um novo local!

Trabalho elaborado por:

Joana Filipa de Matos Coelho

5ºD Nº11

Sem comentários:

Enviar um comentário