Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Queluz

No dia 4 de Fevereiro os alunos das turmas 6º A e 6º F realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Queluz e ao Museu das Comunicações.



 

O palácio de Queluz localizado na cidade de Queluz, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa, foi construído no ano de 1727 no século XVIII. Quem o mandou construir foi D. Pedro III e quem trabalhou foram arquitectos portugueses tais como Mateus Vicente de Oliveira, Manuel Caetano de Sousa e um arquitecto - escultor francês João Baptista Robillon.
Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha Maria I.
Os estilos que existem no palácio são o barroco, rococó e neoclássico.
Na decoração exterior, o palácio abre dois braços curvos e existe um Jardim Grande.
As salas existentes do palácio são as salas Açafatas, Toucador da Rainha, sala de Trono, Sala D. Quixote e o Corredor das Mangas.
O nome Queluz é de origem Árabe e provém de “Qa Al – luz” , que significa Vale da Amendoeira.
Conta-se também que em tempos remotos, um príncipe se perdeu na região com a sua comitiva de caçadores, sendo já noite, avistou ao longe uma luz e exclamou: que – Luz! Refere ainda a lenda que eles se dirigiram para essa luz que estava na ermida de Nossa Senhora da Conceição.

Francisco, nº 19 e Tiago, nº 27, 6º A


No dia 4 do mês de Fevereiro de 2011, pelas 08:15h, a turma F do 6º ano partiu, da nossa escola (Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vale de Milhaços), de autocarro para fazerem uma visita de estudo ao Palácio de Queluz e ao Museu das Comunicações, em Lisboa. Nesta viagem os alunos foram acompanhados pelos professores Carlos Matos, Cristina Sanches e Luzia Rodrigues. O Palácio de Queluz tem cerca de 16 hectares e era o local onde a Família Real passava as suas férias. A sua construção é voltada para um grande e bonito jardim, permitindo aos hóspedes um fácil acesso àquele espaço verde.
Neste palácio foram visitados os seguintes espaços: a Sala de Bailes, a Sala da Música, a Capela, o Lanternim, os Aposentos da Princesa, a Sala de Escultura, a Sala de Fumo, a Sala do Café, a Sala de Jantar, a Sala do Canto, a Sala dos Azulejos, a Sala dos Archeiros, a Sala dos Particulares, a Sala dos Embaixadores e a Sala do Trono.
Foi também possível assistir a três peças de teatro. Uma na sala de jantar, que ilustrava a vida da criada da cozinha e finalizou com a oferta de uma receita chamada “Frangos Doces”. A outra na Sala do Canto, onde uma Marquesa estava a ter aulas de Música com o Mestre. E a última na Sala do Trono, onde apresentaram uma dança chamada “minuete”. Esta dança caracteriza-se por pequenos passos. Por último visitaram a Loja das Lembranças e o jardim. Foi neste jardim que os alunos almoçaram.
A viagem continuou e pelas 14:00h chegaram ao Museu das Comunicações. Este museu é constituído por três partes: 1ª Republica, Estado Novo e Pós 25 de Abril. No entanto apenas visitaram o espaço correspondente à 1ª Republica.
Nesta visita gostei de todos os espaços visitados do Palácio porque demonstrava a arte e o quotidiano no século XVIII. Não apreciei tanto o Museu das Comunicações porque não nos permitiram experimentar alguns dos materiais expostos.
Esta visita ajudou-me a compreender melhor a matéria leccionada em História e Geografia de Portugal.

Estela Flambó

Turma: 6º F

2 comentários: