Translate

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

 Passaram 100 anos desde que a República foi proclamada nos concelhos de Almada e Seixal, no dia 4 de Outubro de 1910.

Hoje recriou-se o acontecimento na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Vale de Milhaços.
A República foi proclamada à janela da Biblioteca Escolar. O discurso do Dr. José Relvas, proferido pelos alunos da turma 6º H, fez-se ouvir junto da população entusiástica que assistia ao acontecimento.
«O Governo da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a República para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos. E porque a República para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da Armada que não tomaram parte no Movimento se apresentem no Quartel - general a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo Regime.»
Viva a República!

Após o discurso toda a população gritou “VIVA A REPÚBLICA” e entoou o Hino Nacional “A Portuguesa”, que foi cantado pelos alunos das turmas 6º C e 6º G.


O dia fica marcado para sempre através da plantação da “Árvore do Centenário” pela turma 6º H, uma “Eugénia” cujas raízes crescerão firmes e profundas como se pretende que a República se mantenha de modo a embelezar a nossa escola com as suas flores e frutos.
Para conhecer melhor os republicanos que viveram em Almada e no Seixal, podem visitar a exposição que está no átrio da Biblioteca Escolar, até ao dia 12 de Outubro.




 







Sem comentários:

Enviar um comentário