Translate

terça-feira, 18 de maio de 2010

OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES

Os alunos do 5º e do 8º ano apresentam à comunidade educativa os trabalhos que realizaram sobre os descobrimentos portugueses no séc. XV.
Ficamos a conhecer melhor as dificuldades sentidas pelos marinheiros ao longo das viagens que realizaram, o papel que as mulheres, por vezes esquecidas, tiveram nessas viagens e como era a vida a bordo ao longo dos meses intermináveis que se passavam no mar.
Foi com muita criatividade que os alunos apresentaram réplicas das embarcações e dos instrumentos náuticos usados na navegação.




Por último, mas muito importantes, os principais navegadores responsáveis pelas descobertas feitas ao longo da costa africana, no continente asiático e na América (Brasil).
Estão de parabéns todos os que tornaram possível a realização desta exposição.

No âmbito da área curricular disciplinar de Ciências da Natureza em articulação com a História e Geografia de Portugal, os alunos do quinto ano turmas A, B, C e D pesquisaram algumas características dos animais (nome vulgar, imagem, habitat, forma, revestimento, locomoção, alimentação, reprodução ...) e plantas (nome da planta, nome científico, nome do fruto, imagem, tipo ...) que surgiram na época dos descobrimentos. Referiram ainda a origem e a utilidade destes seres vivos (animais e plantas) na época dos descobrimentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário