Translate

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

22 de novembro de 1497

VASCO DA GAMA PASSA O CABO DA BOA ESPERANÇA RUMO À ÍNDIA
Em 1497, o rei D. Manuel I envia uma armada de quatro navios, com cerca de cento e cinquenta homens, chefiada pelo fidalgo Vasco da Gama, à descoberta da via marítima para a longínqua Índia das especiarias.
A armada saiu a barra do Tejo no dia 8 de Julho de 1497. João de Barros, historiador da época de D. Manuel I, refere-se assim a este facto:

"Postos os navios no Restelo, lugar de ancoragem antiga, um dia antes da sua partida foi (o Gama) ter vigília com os outros capitães à casa de Nª. Srª. da invocação de Belém, situada neste lugar do Restelo, a qual naquele tempo era uma ermida que o Infante D. Henrique mandou fundar, onde estão ainda alguns freires da Ordem de Cristo para administrarem os sacramentos aos mareantes. Ao seguinte dia que era Sábado 8 de Julho (1497) por ser dedicado a Nª. Srª., e a casa de muita romagem; assim por esta devoção como por se irem despedir dos que iam na armada, concorreu grande número de gente a ela. E quando foi ao embarcar de Vasco da Gama os freires da casa com alguns sacerdotes que da cidade lá eram idos a dizer missa ordinaria, uma devota procissão com que o levaram ante si nesta ordem, ele e os seus com círios nas mãos e toda a gente da cidade ficava detrás respondendo a uma ladaínha que os sacerdotes diante íam cantando, até os porem junto dos bateis em que se haviam de recolher. (...)

A Viagem - A armada parte do Restelo no sábado 8 de Julho, passa pelas Canárias, detém-se em Cabo Verde, dá uma larga volta pelo Atlântico Sul e passa o cabo da Boa Esperança em 22 de Novembro de 1497.
Entre o Natal de 1497 e 24 de Abril de 1498, a armada explora a costa oriental de África, e a 18 de Maio de 1498 atinge a Índia a norte de Cananor. Ao regressarem a Lisboa em 10 de Julho de 1499, os portugueses haviam inaugurado uma nova era nas relações mundiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário