Translate

segunda-feira, 15 de março de 2010

VISITA DE ESTUDO AO CASTELO DE S. JORGE


No dia 12 de Março, as turmas 5º A e 5º C foram visitar o Castelo de S. Jorge.
O castelo de S. Jorge foi conquistado pelos cristãos aos mouros no ano de 1147 com a ajuda de cruzados que passavam por Portugal em direcção à Terra Santa.
O cerco durou cinco meses e uma lenda conta-nos que foi graças à bravura de um nobre português, Martin Moniz, que a cidade foi conquistada. Depois de uma sortida dos muçulmanos, Martin Moniz deixou-se morrer entalado numa das portas do castelo para que os mouros não a fechassem. Assim, os soldados de D. Afonso Henriques penetraram na cidade acabando, finalmente por a conquistar.
As muralhas da cidade de Lisboa tinham várias torres e várias portas que foram sendo destruídas por razões diferentes.
Com o aumento da população e a atracção exercida pelo rio, a população sai da muralha e dá origem ao aparecimento do bairro mais antigo de Lisboa: Alfama.
Após a conquista de Lisboa, D. Afonso Henriques expulsa a população moura para fora das muralhas, dando origem ao bairro da Mouraria.
A muralha moura primitiva, junto ao Palácio da Alcáçova, era mais elevada, por motivos de defesa; actualmente é mais baixa para permitir a visão da cidade.
Em Lisboa, existiu uma primeira muralha construída pelos mouros e, por isso, denominada “cerca moura” e uma outra, maior, de cada um dos lados da primeira, construída por ordem do Rei D. Fernando e, por tal, chamada “cerca fernandina”.

Sem comentários:

Enviar um comentário