Translate

segunda-feira, 26 de março de 2012

2ªs Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas



No dia 26 de março realizaram-se as 2ªs Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas, dirigidas aos alunos do 6º ano de História e Geografia de Portugal, do 7º e 8º ano de História e do 7º e 8º ano de Geografia.
Participaram 56 alunos que realizaram um conjunto de provas que abordavam os conteúdos das disciplinas envolvidas.
A prova de História e Geografia de Portugal era constituída por duas partes: uma de consulta com recurso ao acervo documental da Biblioteca Escolar e outra em que os alunos tinham de resolver um conjunto de desafios interativos, com recurso ao computador. As provas de Geografia e de História eram constituídas exclusivamente por jogos interativos.
Os alunos participaram de forma ativa e responsável, sendo de destacar a avaliação positiva feita pelos mesmos.
Estão de parabéns todos os intervenientes, ficando também uma palavra de agradecimento a todos os docentes que colaboraram na atividade.
R.M.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ESCOLHAS...

A vida é feita de escolhas, umas boas outras menos boas, no entanto cada um faz as suas próprias escolhas.




 
António Ferreira

VISITA DE ESTUDO AO CASTELO DE S. JORGE



No dia 5 de Março, os alunos, da turma H do 5º Ano, acompanhados pela Directora de Turma e pelos professores das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Matemática, participaram numa visita de estudo ao Castelo de São Jorge, em Lisboa.
Os alunos participaram na atividade “Histórias que deixou quem por aqui passou – No tempo de D. Afonso Henriques”.
A atividade, organizada no âmbito da área curricular de História e Geografia de Portugal, foi de encontro aos objectivos propostos. Os alunos realizaram novas descobertas, adquiriram novos conhecimentos e consolidaram os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de História e Geografia de Portugal.
A visita decorreu num ambiente alegre e de boa disposição, proporcionando momentos de convívio entre alunos e professores, contribuindo para um enriquecimento dos valores culturais e patrimoniais.
A docente Luzia Rodrigues

segunda-feira, 5 de março de 2012

"UMA PATA AVENTURA"




Uma das atividades que a disciplina de EMRC faz para os alunos é uma Pata Aventura, uma espécie de Peddy Paper mas de uma forma mais aventuresca... em que cada turma, formando grupos, na aula de EMRC  vai realizar a Aventura no espaço da Escola, numa corrida contra o tempo e também contra os outros grupos, de uma forma saúdavel.
São oito perguntas que têm de ser respondidas e para tal, os grupos terão primeiramente que adivinhar os oito locais onde estarão as respostas para as suas perguntas... É uma correria, de um lado para o outro que além de servir para consolidar aspetos e conteúdos que se deram nas aulas anteriores, também serve para relembrar os locais mais importantes da sua própria Escola.
Os alunos gostaram e ficaram entusiamados. Vamos repetir no próximo Período.
António Lopes (EMRC)

sexta-feira, 2 de março de 2012

ESTÁTUAS DA ILHA DA PÁSCOA

Afinal as estátuas da Ilha da Páscoa têm corpo.

País- Chile
Localização -Oceano Pacífico
Área -163,6 km²
Ponto culminante -507 m
População -4.888

 
 
 
 
 
É incerta a data de ocupação de Páscoa, tanto quanto é incerta a data de colonização das ilhas polinésias. Publicações sobre a ilha de Páscoa registram sua possível ocupação entre 300-400 d.C..


Os Moais são estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão Rano Raraku, dispostas em diversos santuários que tinham em média 5 estátuas. O maior deles, Paro, tem 23 metros e está inacabado.