Translate

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

“A vida quotidiana no século XIX”

Está a decorrer na Escola Básica de Vale de Milhaços a exposição de trabalhos com o título “A vida quotidiana no século XIX”. A exposição resulta da seleção dos melhores trabalhos realizados pelos alunos do sexto ano. Estes trabalhos resultaram da pesquisa efetuada pelos alunos sobre o tema acima referido que faz parte dos conteúdos programáticos do sexto ano. Os alunos evidenciaram interesse e empenho nesta atividade, como se constata pelos trabalhos realizados, quer em cartolina, quer em maquetes, quer em brochuras, os quais podem ser visitados por toda a comunidade escolar até ao próximo dia 1 de Março.
 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FORTE DE S. BRUNO

E contra ventos e marés partimos à procura de novas terras. Os marinheiros do 5ºL e 5º M estavam preparados para todos os tipos de intempéries.

Viajamos no tempo e chegamos ao Forte de S. Bruno, edificação construída na época da Guerra da Restauração.

Aí, conhecemos alguns instrumentos náuticos, que nos ajudaram na época dos descobrimentos. Percorremos a Índia, com o seu cheiro a canela, cravinho, noz-moscada e muitas mais especiarias. Abraçamos sua cultura e seus trajes, feitos das mais finas sedas e bordados a ouro, mas esta riqueza era só para algumas castas, o equivalente às classes sociais em que a população portuguesa se dividia.
Deixamos o Oriente e rumamos em direção ao Ocidente - Chegamos ao Brasil reino de tantas cores, frutos e especiarias.
Por fim cansados de percorrer novas terras e outras tantas aventuras regressamos a Vale de Milhaços.
Aprendemos, convivemos, viajamos no tempo e no espaço, ficamos a saber que História é Vida...







sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vita Civitatis - a cidade e o quotidiano medieval

A associação dos Amigos dos Castelos abriu as suas portas aos alunos do 5º ano da Escola Básica Vale de Milhaços. O objetivo da visita foi participar de forma viva e interativa numa viagem ao quotidiano medieval e conhecer o modo de vida do clero, da nobreza e do povo.
Os alunos transformaram-se em monges, no rei, na rainha, nos cavaleiros, nos camponeses e participaram ativamente nas atividades propostas pelas monitoras.
A curiosidade era muita e as perguntas não paravam pois queriam saber tudo sobre o quotidiano dos grupos sociais.
Maquete do Castelo de S. Jorge

Rua da cidade medieval

Scriptorio do mosteiro

Salão de uma casa senhorial

Cavaleiro

Feira

Casa dos camponeses












WORKSHOP - DE ANTIQUE PLANTAE

Para compreender a forma como as doenças eram tratadas, completámos a nossa visita com a participação num workshop onde aprendemos a fazer pomada utilizando as plantas.
Começámos por ver as várias plantas que eram utilizadas: alfazema, tomilho, arruda, sálvia, alecrim, salsa, hortelã, coentros e muitas outras.
De seguida ouvimos as explicações sobre a forma como a pomada era feita e todos nós espadulámos a vaselina com o tónico de arnica de forma a fazer a pomada que alguns de nós trouxemos como recordação.
Contacto com as plantas medicinais plantadas no jardim
Apresentação dos ingredientes necessários para a confeção da pomada de arnica


A vaselina é colocada em cima da pedra

A seguir adiciona-se o tónico de arnica

Espadula-se a vaselina e o tónico durante uma hora e obtem-se a pomada para aplicar nas nódoas negras.




















































Visita de estudo à Associação “Amigos dos Castelos”


Foi no dia dois de Março do presente ano que as turmas do 5ºA e 5ºB realizaram uma visita de estudo à Associação “Amigos dos Castelos”. A visita constou de duas actividades, nomeadamente, a realização de um percurso pedestre pelas ruas da Mouraria em volta do castelo de S. Jorge, em que um guia da associação foi salientando as características medievais que ainda restam nalgumas zonas da cidade de Lisboa. Por outro lado, realizou-se uma actividade interactiva, através da reconstituição de alguns passos da vida quotidiana da época medieval. Os alunos demonstraram um vivo interesse nestas atividades, participando com elevado empenho nas actividades propostas.
Professor António Abreu