Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

5 de outubro de 1143 e de 1910


5 de outubro de 1143
D. Afonso Henriques (1143-1185)O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. Celebrado a 5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina.
5 de outubro de 1910
O movimento revolucionário republicano iniciou-se em Lisboa, no dia 4 de outubro de 1910. Foi uma revolta armada apoiada pela população que teve alguma resistência dos apoiantes da Monarquia.

No dia 5 de outubro de 1910 foi proclamada a República na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas e o rei D. Manuel II foi exilado para Inglaterra. Era a vitória do movimento republicano.

Foi criado um governo provisório, comandado por Teófilo Braga e que substituiu os símbolos do país: o Hino e a Bandeira.

Em 1911 foi aprovada a nova Constituição do país marcadamente Republicana. O parlamento passava a ser o órgão político mais importante elegendo o presidente que, por sua vez, nomeava um governo.

O primeiro presidente da República foi eleito em 1911 e foi Manuel de Arriaga.

ESTAMOS DE VOLTA

O novo ano letivo já começou e estamos de volta com muitas novidades!
No dia 14 de setembro os alunos do 5º ano foram recebidos pelo rei D. Dinis e pela Rainha Santa Isabel que se deslocaram à nossa escola para apresentarem a grande actividade que se vai realizar no final do ano letivo : um banquete medieval. A azáfama vai ser grande e precisaremos da colaboração de todos.
Os novos alunos ficaram a conhecer as actividades que foram realizadas nos anos letivos anteriores e foram lançadas pistas sobre as viagens que poderão ser feitas à História de Portugal.
Damos as boas vindas a todos os alunos que queiram participar no blogue e a toda a comunidade que nos acompanha nesta viagem pela História e Geografia de Portugal, pela História, pela Geografia e pela Educação Moral e Religiosa.
RM