Translate

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEMANA DA MORAL EVANGÉLICA

No ambito da semana da disciplina de EMRE decorreu na semana de 21 de Fevereiro até ao dia 28 do mesmo, uma exposição de divulgação da disciplina, com o objectivo de promover alguns aspectos de caracter informativo.
O principal objectivo foi mostrar que é possivel crescer, compreender e respeitar o próximo mesmo que possam existeir algumas diferenças entre nós.

O docente António Ferreira

A JANELA DA HISTÓRIA

Para dar continuidade ao placard designado “Janela da História”, durante o mês de Fevereiro, os alunos do 5ºC e 5º D deram o seu contributo com alguns trabalhos de pesquisa.
Salientaram, assim, dos acontecimentos históricos, o regicídio de 1908 bem como uma biografia de D. Afonso Henriques, numa altura em que se caminha para os 900 anos da fundação de Portugal.




  

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VISITA DE ESTUDO AO CONVENTO DE MAFRA


No dia 14-02-2011 fomos a uma visita de estudo ao convento de Mafra mandado construir por D. João V, em 1717, em cumprimento de uma promessa para que a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência.
Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas para uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.

No convento de Mafra visitámos os seguintes lugares:
Igreja do Palácio Nacional de Mafra;
A Sala dos Destinos;
A Sala Amarela do Palácio;
A Sala de caça;
Biblioteca do Convento;
Casas de banho do Rei e da Rainha;
A Sala de divertimentos;
O Quarto do Rei e da Rainha;
A Sala de chá.
Participámos na seguinte actividade:
Ao terminar o lanche da manhã estávamos em frente de uma porta do convento, quando esta se abre e, de repente, sai por ela um homem vestido de frade. Ao início pensávamos que era alguém com uma deficiência mental, porque estava a falar muito alto e vestido de forma peculiar, mas não! Era um actor a fazer de monge!
Todos nos vestimos de monges e tentámos reviver um pouco da vida destes no convento.
Fizemos um remédio da época: sumo de laranja e mel com limão e açúcar triturado.
Fomos à sala dos enfermos onde um colega representou um monge doente e bebeu o remédio que tínhamos feito.
Fomos, também, à cozinha onde o irmão frade nos distribuiu pão, para comermos.
De seguida, fomos a pé até ao quartel militar, onde almoçámos e fizemos várias actividades, tais como:
O jogo da macaca;
Aprendemos como ser militar;
Andámos a cavalo.
Finalmente, muito cansados, só com vontade de ir embora, entrámos no autocarro de regresso à nossa escola em Vale de Milhaços.
Foi super divertido!!

Eva Carvalho Turma 6º G - Nº 7                        Prof ª: Maria de Jesus

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Visita de estudo ao Museu das Comunicações

Os alunos das turmas 6º A, 6ºB, 6º E, 6ºH e 6ºI visitaram a exposição “Comunicar na República” que se encontra patente no Museu das Comunicações.
Começámos a viagem no final do século XIX e viemos até ao presente. Ficámos a conhecer os vários meios de comunicação utilizados em Portugal ao longo dos últimos cem anos e foi difícil observar todos os objectos que se encontravam expostos. Ficam aqui algumas imagens e o desafio para que visitem a exposição.
RM






Palácio de Monserrate

No dia 28 de Janeiro os alunos da turma 6º C visitaram o Parque de Monserrate, em Sintra.



A actividade consistiu numa caça ao tesouro e os alunos tiveram de ser exploradores e seguir as pistas que os levaram a encontrar o tesouro final. Para a descoberta de cada uma das pistas os alunos tinham de aplicar conhecimentos sobre a flora e a fauna existentes.
Viveram-se momentos de aventura que terminaram com um merecido descanso junto ao belíssimo Palácio de Monserrate.


RM

Visita de estudo ao Palácio da Pena

Nos dias 28 de Janeiro, 11 e 18 de Fevereiro os alunos das turmas, 6ºB, 6º C, 6º D, 6º E, 6ºH e 6ºI realizaram visitas de estudo ao Palácio da Pena.
 
A visita iniciou-se com a subida pedestre da Serra, a partir do Largo de S. Pedro e a caminhada pelo meio do arvoredo permitiu contactar com a natureza, sentir os seus cheiros e sons e observar espécies vegetais diversificadas.






A visita foi dinamizada por um guia que cativou os alunos com as histórias que contou e as informações que transmitiu sobre as personalidades históricas que habitaram no palácio.




Ao visitar cada um dos espaços viajámos no tempo e sentimos o ambiente das épocas passadas. Cada sala despertava sensações e um misto de admiração ao sabermos que os nossos últimos reis estiveram presentes em cada um daqueles espaços.
A vista exterior, para uns, nítida e grandiosa, para outros, enublada e misteriosa, fez-nos compreender que D. Fernando não tivesse conseguido resistir aos encantos daquele lugar e o tivesse escolhido para a construção do palácio.
Um lugar para voltar a colocar na agenda e visitar sempre que for possível…

RM

Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Queluz

No dia 4 de Fevereiro os alunos das turmas 6º A e 6º F realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Queluz e ao Museu das Comunicações.



 

O palácio de Queluz localizado na cidade de Queluz, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa, foi construído no ano de 1727 no século XVIII. Quem o mandou construir foi D. Pedro III e quem trabalhou foram arquitectos portugueses tais como Mateus Vicente de Oliveira, Manuel Caetano de Sousa e um arquitecto - escultor francês João Baptista Robillon.
Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha Maria I.
Os estilos que existem no palácio são o barroco, rococó e neoclássico.
Na decoração exterior, o palácio abre dois braços curvos e existe um Jardim Grande.
As salas existentes do palácio são as salas Açafatas, Toucador da Rainha, sala de Trono, Sala D. Quixote e o Corredor das Mangas.
O nome Queluz é de origem Árabe e provém de “Qa Al – luz” , que significa Vale da Amendoeira.
Conta-se também que em tempos remotos, um príncipe se perdeu na região com a sua comitiva de caçadores, sendo já noite, avistou ao longe uma luz e exclamou: que – Luz! Refere ainda a lenda que eles se dirigiram para essa luz que estava na ermida de Nossa Senhora da Conceição.

Francisco, nº 19 e Tiago, nº 27, 6º A


No dia 4 do mês de Fevereiro de 2011, pelas 08:15h, a turma F do 6º ano partiu, da nossa escola (Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vale de Milhaços), de autocarro para fazerem uma visita de estudo ao Palácio de Queluz e ao Museu das Comunicações, em Lisboa. Nesta viagem os alunos foram acompanhados pelos professores Carlos Matos, Cristina Sanches e Luzia Rodrigues. O Palácio de Queluz tem cerca de 16 hectares e era o local onde a Família Real passava as suas férias. A sua construção é voltada para um grande e bonito jardim, permitindo aos hóspedes um fácil acesso àquele espaço verde.
Neste palácio foram visitados os seguintes espaços: a Sala de Bailes, a Sala da Música, a Capela, o Lanternim, os Aposentos da Princesa, a Sala de Escultura, a Sala de Fumo, a Sala do Café, a Sala de Jantar, a Sala do Canto, a Sala dos Azulejos, a Sala dos Archeiros, a Sala dos Particulares, a Sala dos Embaixadores e a Sala do Trono.
Foi também possível assistir a três peças de teatro. Uma na sala de jantar, que ilustrava a vida da criada da cozinha e finalizou com a oferta de uma receita chamada “Frangos Doces”. A outra na Sala do Canto, onde uma Marquesa estava a ter aulas de Música com o Mestre. E a última na Sala do Trono, onde apresentaram uma dança chamada “minuete”. Esta dança caracteriza-se por pequenos passos. Por último visitaram a Loja das Lembranças e o jardim. Foi neste jardim que os alunos almoçaram.
A viagem continuou e pelas 14:00h chegaram ao Museu das Comunicações. Este museu é constituído por três partes: 1ª Republica, Estado Novo e Pós 25 de Abril. No entanto apenas visitaram o espaço correspondente à 1ª Republica.
Nesta visita gostei de todos os espaços visitados do Palácio porque demonstrava a arte e o quotidiano no século XVIII. Não apreciei tanto o Museu das Comunicações porque não nos permitiram experimentar alguns dos materiais expostos.
Esta visita ajudou-me a compreender melhor a matéria leccionada em História e Geografia de Portugal.

Estela Flambó

Turma: 6º F