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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O QUOTIDIANO PORTUGUÊS NO SÉC. XIX - de 31 de Janeiro a 11 de Fevereiro


Os alunos do 6º ano surpreenderam-nos com a apresentação de trabalhos que revelam uma grande criatividade e originalidade. O tema proposto pelas docentes foi "O quotidiano português no século XIX" e os alunos podiam optar por realizar trabalhos sobre vários subtemas: A vida quotidiana no campo, na cidade, os meios de transporte e de comunicação, o vestuário, as inovações, a arte e a cultura.
As formas de apresentação podiam variar e foram elaboradas maquetes, cartazes e brochuras.
Queremos agradecer aos encarregados de educação que acompanharam a realização de alguns dos trabalhos expostos, o que mostra o interesse e o envolvimento da família.

sábado, 29 de janeiro de 2011

OS MEIOS DE TRANSPORTE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Os principais meios de transporte, no século XIX, em Portugal eram: o barco a vapor, o comboio a vapor, o automóvel e a mala-posta ou diligência.
O barco e o comboio a vapor foram construídos com base na invenção da máquina a vapor de Thomas Savery.
O automóvel era parecido com uma carroça mas em vez de cavalos, tinha um motor e era guiado por um volante. Por debaixo dos bancos guardava-se o carvão para alimentar o motor.
 
MALA-POSTA OU DILIGÊNCIA
A mala-posta ou diligência era um tipo de carroça muito simples, puxada por duas parelhas de cavalos e construída em madeira e, por vezes, tinha finos panos em cima. 
Servia para transportar correio, mercadorias e pessoas.
A curiosidade deste transporte: A partr de 1855, começou a circular a Malaposta na Estrada Lisboa-Porto. Demorava 34 horas, sendo os cavalos substituídos vinte e três vezes durante a viagem.

COMBOIO A VAPOR
O comboio a vapor é um meio de transporte terrestre que foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era constituído por uma locomotiva e diversas carruagens, que serviam para transportar mercadorias e pessoas que queriam viajar.
O comboio era feito de ferro, madeira e cobre.
Antes de inventarem o comboio a vapor, a viagem era mais demorada, cara e insegura, mas, com a sua invenção a viagem passou a ser menos demorada, mais barata e segura.
A curiosidade deste transporte: a primeira linha-férrea em Portugal ligava Lisboa ao Carregado.









BARCO A VAPOR
O barco a vapor, é um meio de transporte fluvial e marítimo que, também foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era um barco a que foi aplicada uma máquina a vapor, e que servia também para transportar mercadorias e pessoas.
Era feito de madeira, ferro e cobre.
Quando o barco a vapor não existia, as viagens, feitas à vela, podiam demorar semanas ou meses, mas com a aplicação do motor ao barco, as viagens podem demorar apenas horas ou alguns dias.
A curiosidade deste transporte: os primeiro barcos a vapor, tinham duas rodas de pás, que faziam a propulsão do barco, uma de cada bordo, tendo posteriormente evoluído para uma roda de pás na popa.

O AUTOMÓVEL

O automóvel é um meio de transporte terrestre, que foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era uma espécie de carroça com uma máquina a vapor atrás, um volante e um espelho de vidro. Servia para transportar, em média, 2 pessoas e por baixo dos bancos guardava-se o combustível destas máquinas, o carvão.
Era feito de madeira, ferro, cobre e algumas partes de vidro.
Quando o automóvel não existia, tinham de optar de andar de carroça.
A curiosidade deste transporte: durou pouco a aplicação da máquina a vapor ao automóvel, porque em 1886 Karl Benz inventou e construiu um automóvel com motor a gasolina, durou até hoje.

Renato Alexandre Gameiro Simões, nº 24, 6ºD

ORIGEM E IMPORTÂNCIA DAS VACINAS

O nome do inventor da primeira vacina foi Edward Jenner.

Ele nasceu a 17 de Maio de 1749 e morreu a 26 de Janeiro de 1823. Tem nacionalidade britânica e inventou a primeira vacina da varíola a 14 de Maio de 1796, que foi aplicada no século XVIII.

A vacina tem como função tornar o organismo imune a algumas doenças como o cancro, a varíola, o tétano etc...

A palavra vacina vem do latim “vaccinia”. “Vaccinia” vem da palavra “vaca” e é o agente infeccioso da varíola bovina, que, quando é injectado no organismo humano o torna imune à varíola.
Ana Filipa, Nº 1, 6º D


A PRIMEIRA MÁQUINA A VAPOR

A primeira máquina a vapor foi inventada por Thomas Savery, nascido em Inglaterra no ano de 1610 e falecido em 1715. Foi engenheiro militar vocacionado para a mecânica, a matemática e a filosofia natural.

Em 2 de Julho de 1698, Thomas Savery patenteou a primeira máquina a vapor, cujo objectivo era drenar a água da infiltração das minas, através de uma bomba.

Depois de aquecida a água num caldeirão até á sua fervura, esta máquina com válvulas manuais, permitia a entrada do vapor num cilindro. Posteriormente despejava-se água fria provocando a condensação do vapor no interior do cilindro. Uma vez condensado o vapor, abria-se uma válvula, por forma a que o vácuo criado puxasse a água para fora da mina através de um cano.

Catarina Pestana Faria, Nº 7, 6º E