Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A JANELA DA HISTÓRIA

 O Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal vai dinamizar a “Janela da História”. A responsabilidade é atribuída mensalmente a cada um dos docentes da disciplina que utilizarão o espaço para apresentarem trabalhos realizados pelos alunos das suas turmas. A primeira janela já está aberta…



 


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A PRIMEIRA VIAGEM DE COMBOIO EM PORTUGAL

28 de Outubro de 1856

Foi há 150 anos que circulou o primeiro comboio em Portugal. Uma viagem pequena, de cerca de 37 quilómetros entre Lisboa e o Carregado. Foi também uma viagem atribulada, pelo menos a crer no relato que dela nos dá a Marquesa de Rio Maior.

Ao que parece, a máquina não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram e... largou algumas delas pelo caminho. Muitos convidados não terão chegado ao local da festa e tiverem de ser recolhidos em vários pontos do caminho.

Contudo, há poucas certezas sobre os factos desse dia: seriam uma ou duas locomotivas (a Portugal e a Coimbra)? Foram 14, 15, 16 ou 17 carruagens?

CURIOSIDADES DA HISTÓRIA

FICAR A VER NAVIOS
Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.


FAZER TIJOLO
Significado: Morrer.

Origem: Segundo se diz, existiu um velho cemitério mouro para as bandas das Olarias, Bombarda e Forno do Tijolo. O almacávar, isto é, o cemitério mourisco, alastrava-se numa grande extensão por toda a encosta, lavado de ar e coberto de arvoredo.

Após o terramoto de 1755, começando a reedificação da cidade, o barro era pouco para as construções e daí aproveitar-se todo o que aparecesse.

O cemitério árabe foi tão amplamente explorado que, de mistura com a excelente terra argilosa, iam também as ossadas para fazer tijolo. Assim, é frequente ouvir-se a expressão popular em frases como esta: 'Daqui a dez anos já eu estou a fazer tijolo '.

in 'Dicionário de Expressões Correntes' ; Orlando Neves


Sabiam que depois da catástrofe que foi o Terramoto de 1755, D. José I ganhou uma fobia a recintos fechados e viveu o resto da sua vida num luxuoso complexo de tendas no Alto da Ajuda, em Lisboa?

Sabiam que os primeiros edifícios, a nível mundial, a serem construídos com protecção anti-sísmica foram os da «Baixa Pombalina», edificados após o Terramoto de 1755?

A maior catástrofe natural que alguma vez aconteceu em Portugal foi o terramoto de Lisboa de 1755. Neste terramoto, morreram cerca de 60 mil pessoas. Destas, cerca de 20 mil morreram em Lisboa (na época, viviam 250 mil pessoas nesta cidade).

DATAS COM HISTÓRIA

12 de Outubro -1724 - Forte abalo de terra sentido em Lisboa, Porto, Elvas, Santarém e Portimão.

14 de Outubro - 1751- Alvará que proíbe o transporte de escravos do Brasil para quaisquer zonas coloniais que não fossem portuguesas.

                         1910 - Chega a Inglaterra, após passagem por Gibraltar, a família Real.
                         1773 - Proibição dos porcos andarem dispersos nas ruas de Lisboa.

15 de Outubro - 1723 - É registada em Lisboa a passagem de um cometa.

16 de Outubro -1975 - Forças indonésias invadem regiões fronteiriças de Timor. São efectuados verdadeiros massacres sobre a população e grupos armados da FRETILIN.

17 de Outubro - 1990 - No rio Tejo um lamentável desastre ecológico mata mais de 100 toneladas de peixe.

18 de Outubro - 1739 - António José da Silva, por sentença do Santo Ofício, é queimado num auto-de-fé.

22 de Outubro - 1944 - O governo de Salazar extingue a PVDE e cria a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado).

25 de Outubro - 1957 - O General Humberto Delgado aceita apresentar-se às «eleições» para a Presidência da República como candidato da oposição «não comunista».

27 de Outubro -  1807 - 1ª Invasão francesa. Junot invade Portugal.

29 de Outubro - 1936 - Chega ao Campo de Concentração do Tarrafal a primeira leva de prisioneiros políticos, constituída por 157 deportados.

1 de Novembro - 1755 - Regista-se em Lisboa, pelas 9.30 da manhã, um intenso terramoto.

10 de Novembro - 1910 - A Inglaterra reconhece de facto a República Portuguesa.

12 de Novembro - 1991 - Em Timor - Leste as tropas indonésias massacram civis no cemitério de Santa Cruz, em Díli.

16 de Novembro - 1798 - Portaria que incentiva o cultivo da batata nos Açores.

17 de Novembro - 1969 - O governo de Marcelo Caetano extingue a PIDE e cria em seu ligar a Direcção-Geral de Segurança (DGS).

20 de Novembro-  1992 - O líder da resistência timorense, Xanana Gusmão é preso em Díli.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

 Passaram 100 anos desde que a República foi proclamada nos concelhos de Almada e Seixal, no dia 4 de Outubro de 1910.

Hoje recriou-se o acontecimento na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Vale de Milhaços.
A República foi proclamada à janela da Biblioteca Escolar. O discurso do Dr. José Relvas, proferido pelos alunos da turma 6º H, fez-se ouvir junto da população entusiástica que assistia ao acontecimento.
«O Governo da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a República para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos. E porque a República para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da Armada que não tomaram parte no Movimento se apresentem no Quartel - general a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo Regime.»
Viva a República!

Após o discurso toda a população gritou “VIVA A REPÚBLICA” e entoou o Hino Nacional “A Portuguesa”, que foi cantado pelos alunos das turmas 6º C e 6º G.


O dia fica marcado para sempre através da plantação da “Árvore do Centenário” pela turma 6º H, uma “Eugénia” cujas raízes crescerão firmes e profundas como se pretende que a República se mantenha de modo a embelezar a nossa escola com as suas flores e frutos.
Para conhecer melhor os republicanos que viveram em Almada e no Seixal, podem visitar a exposição que está no átrio da Biblioteca Escolar, até ao dia 12 de Outubro.