Translate

quinta-feira, 18 de março de 2010

UM DIA ESPECIAL - OS ANJOS DESCERAM À TERRA












 
Hoje, foi um dia especial! A comunidade educativa teve o privilégio de assistir a um momento inesquecível.
Os alunos das turmas 5º C e 5º D, sob a responsabilidade dos professores Guilhermina Branco e José Manuel apresentaram um excerto da ópera ligeira "Castelos de Portugal", oficializando a abertura da exposição sobre o mesmo tema.
A afinação, as vozes celestiais, a organização, o empenho, não podia ter sido melhor.
Um agradecimento a todos os participantes, alunos, professores e aos encarregados de educação que puderam estar presentes. Ficam algumas imagens...

segunda-feira, 15 de março de 2010

EXPOSIÇÃO "VIAGEM AO TEMPO DOS CASTELOS"


No dia 17 de Março, pelas 10.00h realiza-se a inauguração da exposição "Viagem ao tempo dos castelos".
Convida-se a comunidade a assistir, no pavilhão A à apresentação de dois excertos da ópera ligeira "Castelos de Portugal", realizada por duas turmas (5º C e 5º D).

Os alunos do 5º ano realizaram, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, trabalhos de excelente qualidade. Os professores agradecem o empenho e interesse demonstrado pelos alunos e seus familiares na realização dos trabalhos expostos.
Ficam alguns registos dos muitos que poderão ser visitados no Pavilhão A, até ao dia 12 de Abril.

VISITA DE ESTUDO AO CASTELO DE S. JORGE


No dia 12 de Março, as turmas 5º A e 5º C foram visitar o Castelo de S. Jorge.
O castelo de S. Jorge foi conquistado pelos cristãos aos mouros no ano de 1147 com a ajuda de cruzados que passavam por Portugal em direcção à Terra Santa.
O cerco durou cinco meses e uma lenda conta-nos que foi graças à bravura de um nobre português, Martin Moniz, que a cidade foi conquistada. Depois de uma sortida dos muçulmanos, Martin Moniz deixou-se morrer entalado numa das portas do castelo para que os mouros não a fechassem. Assim, os soldados de D. Afonso Henriques penetraram na cidade acabando, finalmente por a conquistar.
As muralhas da cidade de Lisboa tinham várias torres e várias portas que foram sendo destruídas por razões diferentes.
Com o aumento da população e a atracção exercida pelo rio, a população sai da muralha e dá origem ao aparecimento do bairro mais antigo de Lisboa: Alfama.
Após a conquista de Lisboa, D. Afonso Henriques expulsa a população moura para fora das muralhas, dando origem ao bairro da Mouraria.
A muralha moura primitiva, junto ao Palácio da Alcáçova, era mais elevada, por motivos de defesa; actualmente é mais baixa para permitir a visão da cidade.
Em Lisboa, existiu uma primeira muralha construída pelos mouros e, por isso, denominada “cerca moura” e uma outra, maior, de cada um dos lados da primeira, construída por ordem do Rei D. Fernando e, por tal, chamada “cerca fernandina”.

sábado, 6 de março de 2010

O QUOTIDIANO NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Visite a exposição que se vai realizar no átrio da BECRE entre os dias 8 e 16 de Março.
Os alunos desta escola voltaram a responder ao desafio colocado pelos seus professores. Estão expostos trabalhos com muita criatividade, aos quais foram dedicadas muitas horas de trabalho.
Parabéns aos participantes.















Pudemos ver a forma como os portugueses se divertiam, alimentavam, vestiam, quais eram as suas ocupações, isto é, como era a vida quotidiana no campo e na cidade no século XIX.

Para saber mais podem consultar este site

www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/13.4.htm